terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Um Surrealista Baiano Não É Caetano, Mas Tá Quase Lá


Entrevista Com Um Surrealista Baiano
1.Quem é Rafael Néon?Qual sua razão social?

Não possuo nenhuma empresa, my dear, não tenho razão social. Considero o Jesus não tem drogas sem o ltda. Quanto a mim, talvez eu seja um Dom Quixote mais esperto quando não um Cândido ao avesso. E... Se me permite acrescentar (tenho varias metáforas para isso) eu sou como um fantasma do Metrapolitan Museum, me escondo durante o dia e saiu à noite para assustar.

2.Bom, como surrealista você sempre exige o impossível, prefere ficar no previsível?

Eu não sou surrealista, e desde quando o surrealismo é previsível?

3.O punk morreu ou tornou se um jovem mancebo que agora escuta Los Hermanos e acha que investir em causa sociais vai mudar esse país lastimável?

The punk is not dead. Los Hermanos é para quem come Chico Buarque e cheira palmito. Quero dizer... Para quem escuta Chico Buarque e enche as chouriças de pasta de palmito.

4.O que você considera na literatura ?

Eu uso a literatura para me vingar, eu considero a maldade.

5.Bem e Mal fazem parte da mesma moeda. Assim como ser ou não ser?

Sou maniqueísta, você sabe.

6.O que acontece com o interior do Brasil que olha pra trás?

Tropeça.

7.O que você pensa sobre as ideologias?

É como uma bússola. Se bem que hoje em dia muita gente vive de entorno.

8.Você se considera um artista ?

Sim, mas tenho medo de perder no teste de aptidão, embora eu tenha clarividência artística... o que é para poucos. Ah, eu não tenho perspectiva. Onde é que compra?

9. Acho a sabatina interessante pareço um carrasco, mas voltando ao assunto. Todo o vanguardista é meio suicida nesse mar de mediocridade da sociedade brasileira?Ou prefere a exposição em lugares chiques e dizer mentira às pessoas?

Juro que eu li “mar de misericórdia da sociedade brasileira”. Que intrigante é o enveredado caminho da sabatina, não? Debatemos até chegar a um acordo. E quando chegamos num acordo... Não sei você, mas eu sinto gosto de Chalise na minha boca e uma tremenda falta do que fazer. A arte é um produto, se não gosta devolve. Não sou pernóstico.

10.Quais são seus autores preferidos e o que ainda você não leu e quer ler ainda?

Lembrou-me a pergunta que me fez outro dia: Você já usou drogas? e eu respondi: Você quer que eu liste de A Z? O que não é o seu caso, eu nunca me repito.
Eu gosto das estórias do injustiçado Horace McCoy, da honestidade do Handley Chase e do cinismo do Raymond Chandley e da escrotidão da Hilda Hislt também. Eu queria ler Na pior em Paris e em Londres do Orwell, Espancando a empregada do Robert Coover, e alguma coisa do Albert Corssery, esse ultimo dandy e finado egípcio.

11.Niilismo Cristão, Anarquista Republicano ou Nazista Homossexual qual desses rótulos é o mais degradante?

Todos são hipócritas.

12.Brasil 500 e tantos anos de puro surrealismo talvez Salvador Dali tenham inventado o país até certo ponto isso é verdade.

Salvador Dali é Deus e universal também. No cume da sua criatividade surrealista ele pôde inventar o que ele quisesse. Nossa, o Brazil é um país decrépito, hein;

13.Enforque na corda da liberdade, ninguém lê esse blog mesmo Fala o quiser.

Prefiro pular do pão de açúcar.
Lá vai um poeminha bobo e pretensioso:

“Quando eu conseguir dormir”.
Os meus amores não conseguiram acordar.”“.

Nenhum comentário: